Dia Mundial do Chocolate: Saiba Tudo Sobre Essa Data Deliciosa!
Hoje, 7 de julho, é o Dia Mundial do Chocolate, uma data que celebra uma das guloseimas mais amadas do mundo. Mas você sabe por que essa data foi escolhida e como surgiu o chocolate? Nesta postagem, vamos contar um pouco da história, das curiosidades e dos benefícios desse alimento divino, além de sugerir alguns destinos incríveis para os chocólatras de plantão!
O chocolate é feito a partir das sementes do cacau, uma planta nativa da América Central e do Sul. Os primeiros a consumir chocolate foram os povos pré-colombianos, como os olmecas, os maias e os astecas, que preparavam uma bebida amarga e picante chamada tchocolatl. Eles consideravam o cacau um presente dos deuses e usavam as sementes como moeda.
O Dia Mundial do Chocolate
O Dia Mundial do Chocolate é comemorado em 7 de julho porque essa é a data que marca a chegada do chocolate à Europa no século 15. A data foi criada em 1995 pela Academia Francesa de Chocolate e Confeitaria e se espalhou pelo mundo.
A celebração da data tem o objetivo de mostrar que o chocolate te seus benefícios para a saúde e o bem-estar, uma vez que ele é rico em antioxidantes, flavonoides e minerais, que podem ajudar a prevenir doenças cardiovasculares, melhorar o humor e estimular o cérebro. Além disso, o chocolate é uma fonte de prazer e felicidade para muitas pessoas.
Destinos Para os Amantes do Chocolate
Se você é um chocólatra assumido e quer conhecer lugares onde o chocolate é protagonista, confira algumas sugestões:
⦁ Bruxelas, na Bélgica: considerada a capital mundial do chocolate, com mais de 200 lojas especializadas em chocolates finos e artesanais. Você pode visitar museus dedicados ao chocolate, como o Choco-Story e o Belgian Chocolate Village, fazer degustações guiadas ou até mesmo cursos para aprender a fazer suas próprias trufas.
⦁ Gramado, no Brasil: a cidade gaúcha é famosa pelo seu Festival de Cinema, mas também pelo seu chocolate, com diversas fábricas e lojas de chocolate caseiro, que produzem desde barras até esculturas de chocolate. Você pode fazer um tour pelas fábricas, como a Prawer e a Caracol, ou visitar o Museu do Chocolate Florybal.
⦁ Zurique, na Suíça: a Suíça é um dos países que mais consomem chocolate no mundo e Zurique é o seu centro chocolatier. A cidade tem lojas históricas de chocolate, como a Sprüngli e a Läderach, que oferecem desde os tradicionais chocolates suíços até criações inovadoras. Você também pode fazer um passeio pelo Lago Zurique em um barco que serve fondue de chocolate.
⦁ Oaxaca, no México: Oaxaca é uma cidade que preserva as tradições indígenas do México, inclusive as relacionadas ao chocolate. Aqui você pode provar o chocolate quente com especiarias, como canela, pimenta e baunilha, que era consumido pelos antigos maias e astecas. Você também pode visitar o Mercado 20 de Noviembre, onde há várias barracas que vendem chocolate em pó, em pasta ou em tabletes.
Espero que você tenha gostado desta postagem sobre o Dia Mundial do Chocolate!
Se você quiser saber mais sobre o assunto, você pode acessar os links abaixo:
⦁ Dia Mundial do Chocolate: conheça a história por trás da data - Revista Poder
⦁ Dia Mundial do Chocolate: especialista ensina a preparar duas receitas com o ingrediente ‘queridinho’ no mundo todo | Sorocaba e Jundiaí | G1
⦁ 7 de julho: Dia Mundial do Chocolate - omaringa.com.br
⦁ Dia Mundial do Chocolate: curiosidades, benefícios e destinos incríveis aos amantes do doce | Viagem e Gastronomia | CNN Brasil
Comentários
Postar um comentário